O CAMALEÃO

O Camaleão é um réptil da família dos Camaleonídeos, que pertence à subordem dos Sauros.
Originário da África Oriental, vive sobretudo em Madagáscar e na Península Ibérica. No nosso país, pode encontrar-se no Algarve o camaleão vulgar, a única espécie que existe na Europa.
A pele dos camaleões é rija e amarrotada, com escamas epidérmicas ou superficiais. A cabeça é estreita e achatada. Tem umas costas mais ou menos serrilhadas, com um alinhamento de espinhos arredondados que percorrem a coluna vertebral até à cauda. A cauda do camaleão é alongada e, por vezes, é enrolada para que ele se pendure nos galhos das árvores mais altas como se fosse um quinto membro.
Os olhos movem-se independentemente, o que ajuda a seguir o voo dos insectos voadores. A sua língua comprida é peganhenta na sua extremidade, é atirada para fora da boca para melhor captura de insectos em pleno voo e com total habilidade.
Os camaleões habitam na maioria parte do tempo nas árvores. Também podem ser encontrados escondidos entre arbustos, e algumas espécies de camaleões vivem no chão, debaixo de folhas secas (geralmente no Outono).
É bom nadador, podendo ficar afundado por um extenso período de tempo. Caso se sinta ameaçado, defende-se com pequenas dentadas mas fortes e chicoteando com a sua cauda.
Sob a pele do camaleão existem três padrões de células coloridas: vermelhas, amarelas e marrons (castanhas). O animal obtém uma coloração de acordo com a muda de tamanho dessas células.
Os seus predadores normalmente são aves, como por exemplo, as garças e os corvos, as cobras e sobretudo o homem. Este destrói o seu habitat, atropela-os nas estradas e captura-o só porque o animal desperta muita simpatia, embora não seja um animal que sobreviva mais de um mês em cativeiro.
No acasalamento, os machos descem das árvores para conseguir encontrar uma companheira. Os camaleões são ovíparos e podem ter entre 30 e 40 ovos, que depois de originados são depositados no solo. A gestação dura de 8 a 9 meses. Ele chega a ter maturidade sexual num ano e pode chegar a viver 4 a 5 anos.

Fontes: Enciclopédia Público
Variadascores.blogs.sapo.pt João Portugal, 5º C, nº 15

Sem comentários: