HABITAT

O habitat de 33 espécies de golfinho é na água salgada, perto da costa ou no mar aberto. Porém 5 espécies vivem em rios e lagos. Alguns, de água doce, vivem no encontro da água doce com a salgada.

REVESTIMENTO

Os golfinhos necessitam de suportar a água fria, por isso têm sob a pele uma espessa reserva de gordura que evita a perda de calor e os ajuda a boiar e a nadar.


LOCOMOÇÃO

Os golfinhos ondulam para cima e para baixo quando nadam. O impulso principal é fornecido pelos fortes lobos horizontais, achatados da cauda e os membros natatórios servem para o animal mudar de direcção. A falta de membros posteriores dá-lhes uma forma hidrodinâmica.


ALIMENTAÇÃO

Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarão. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes. Cada espécie de peixe tem um ciclo anual de movimentos, e os golfinhos acompanham esses cardumes e por vezes parecem saber onde interceptá-los, provavelmente conseguem estas informações pelas excreções químicas dos peixes, presentes na urina e as fezes.



REPRODUÇÃO

O acasalamento na espécie é precedido de carícias e outros estímulos típicos de bichos evoluídos. A gestação na maioria das espécies dura 10 a 12 meses, nascendo apenas uma cria. O período de amamentação tem uma duração média de 7 meses. Nos primeiros tempos a fêmea além de amamentá-lo, precisa de o levar de vez em quando à superfície para respirar. Passada essa fase inicial, o pequeno passa a usar a narina que tem no alto de sua cabeça, mas continua a depender da mãe para se alimentar por cerca de um an0.

ADAPTAÇÃO AO MEIO

É um mamífero perfeitamente adequado para viver no mar.



CURIOSIDADES SOBRE OS GOLFINHO

O golfinho tornou-se célebre pelo seu psiquismo desenvolvido. Apresenta em geral um rosto bicudo. Demonstra uma extraordinária simpatia para com o Homem. As suas formas hidrodinâmicas permitem aos golfinhos nadar muito rapidamente. Além disso a estrutura da sua pele provoca uma deslocação laminar da água, sem qualquer remoinho.

O canto da boca do golfinho é curvado para cima, dando a aparência de um sorriso mas, na realidade estes simpáticos animais não são capazes de sorrir.

Quando um golfinho encontra-se incapacitado para se deslocar sozinho devido a ferimentos ou enfermidades, é auxiliado por dois companheiros, podendo assim continuar com o grupo evitando o risco de se afogar. Nesta situação, os companheiros não podem respirar, pois os seus espiráculos (por onde eles respiram, estão no topo da cabeça) encontram-se continuamente abaixo do nível da superfície, e periodicamente tem de abandonar o seu protegido para inspirar. Aparentemente os diferentes indivíduos do grupo se revezam no auxílio. Muitos homens, na maioria banhistas, foram salvos por golfinhos dessa maneira.


Os golfinhos precisam estar conscientes para permanecer respirando. Por isso, eles não podem dormir em sono profundo, como os humanos, ou morreriam sufocados. Estudos indicaram que esses simpáticos animais "resolvem" o problema deixando apenas uma das metades do cérebro dormir de cada vez! Além disso, eles mantém um dos olhos abertos durante o sono, trocando de olho em intervalos de cerca de uma hora. Os golfinhos dormem nesse estado de semi-vigília durante 8 horas por dia, nadando lentamente e subindo à superfície de vez em quando para dar uma "respirada". Alguns, entretanto, preferem deitar no fundo de águas rasas ou boiar preguiçosamente na superfície.


Os golfinhos podem manter duas conversas ao mesmo tempo. Assobiam e dão estalidos independentes das duas maneiras, em simultâneo, cada golfinho tem um assobio peculiar, que é como a sua "assinatura", e o identifica face aos outros membros do bando.Conseguem também aturdir a presa com intenções estampidos, e usam o sonar para localizar objectos no seu meio ambiente.



Fontes de pesquisa:
http://thesweetkik.blogspot.com/2007/09/golfinhos-suas-curiosidades.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfinho
http://www.webciencia.com/14_golfinho.htm
http://www.malhatlantica.pt/turma/golfinhos.html
http://www.terra.com.br/curiosidades/mundonat/mundonat_16.htm
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1036
http://www.animalraro.hpg.ig.com.br/dec/curiosidades.htm#cur6
http://golfinhos.net/content/view/8/844/lang,pt/
http://www.papeldepapel.com.br/loja/images/furador%20jumbo%20golfinho.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Eilat_-_Dolphin_reef.jpg

Trabalho elaborado por:
Ana Rita Barbosa Ribeiro
Nº3 / 5ºC

Sem comentários: