OS DIREITOS DAS CRIANÇAS


275 Milhões de Crianças Maltratadas em todo o Mundo


Todos os dias há meninos e meninas a receberem tratamento hospitalar: não por terem partido um braço na escola ou por varicela ou sarampo, mas por terem sido maltratadas.
São vítimas de palmo e meio, de maus-tratos, abusos sexuais ou negligência. Uma situação que não espelha apenas o que se passa em Portugal. Infelizmente, é uma realidade que abrange os quatro cantos do Mundo.
De acordo com os dados disponibilizados pelo relatório da ONU sobre a violência infantil, anualmente, cerca de duzentos e setenta e cinco milhões de crianças são vítimas de actos violentos. Uma violência que espreita em qualquer parte: em casa, na escola ou nas ruas. E, por incrível que pareça, o perigo maior reside no próprio lar.
Aqueles que as deveriam proteger são, no entanto, os que mais as fazem sofrer: pais, familiares ou outros tutores são os principais abusadores destes pequenos inocentes.
No ano de 1989 ficará para sempre marcado pela assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança: um documento composto por 54 artigos que enuncia um amplo conjunto de direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais.
O direito que estas crianças não estão a ter é serem felizes.

A Pobreza em todo o Mundo e a UNICEF


Milhões de crianças em todo o Mundo morrem de fome e de pobreza extrema. Pessoas famosas como David Beckham, Madonna, Rob Wiliams, Luís Figo, Catarina Furtado, Shakira, Nicole Kidman, Angelina Jolie, Lenny Kravitz, e outros, são Embaixadores da Boa Vontade da UNICEF.
Ajudam em campanhas, concertos, espectáculos, para angariarem fundos para a UNICEF.
Países como: Índia, Darfour, Angola, Irão, Sudão, Nigéria, Quénia, etc. contam muito com o apoio das Nações Unidas e da UNICEF para terem um pão para comerem por dia.
Estas crianças pobres destes países contam muito com a ajuda e solidariedade de todos.
Vamos ajudá-los a terem um bocadinho alegria, felicidade e bem-estar.
Viva ao direito de vivermos felizes!!! Não à fome!

Eu, como criança que sou, tenho sido respeitado nos meus direitos, tenho sido muito amado pelos meus pais que me respeitam como criança, vivo feliz em comunidade e gostaria que o Mundo respeitasse os Direitos das Crianças:
1. Direito à vida;
2. Direito a ter uma família seja ela biológica ou adoptiva;
3. Direito a viver em dignidade;
4. Direito a ser feliz;
5. Direito a brincar;


Miguel Sousa, nº 20

Sem comentários: